nespera
foto: Flickr

De criança até a fase adulta morava em uma casa onde tinha um quintal enorme cheio de árvores frutíferas. Na época não sabia dar o devido valor a cada uma delas. Na idade madura, a gente vai se informando e acaba se deparando com os “milagres” que cada uma delas ajuda a promover na nossa saúde.

Neste post quero falar de uma delas. É sobre as folhas da nêspera ou ameixa japonesa, aquela fruta de cor amarela. Suas folhas peludas e compridas promovem verdadeiras transformações positivas no organismo.

Comecei há pouco tempo, recomendado por um casal de amigos. Eles tomavam desse chá em um encontro e me encantei pela cor. Curiosa, perguntei sobre os benefícios. Pesquisei um pouco mais e agora quero compartilhar o que aprendi com o casal!

Para o preparo das folhas, os produtores tomam muito cuidado. A melhor época para colheita das folhas é em julho. Elas são colhidas, uma a uma, depois são retirados os pelos com uma escova, lavadas, cortadas e secas ao tempo. Só depois são empacotadas para chegar às nossas mãos. O processo é longo e recebo diariamente o chá, com muita gratidão no coração. Graças a essas pessoas cuidadosas posso gerenciar a minha saúde.

nespera_cha

Depois de comprar o pacote das folhas de nêspera, chamadas de biwaha-cha (ビワ葉茶):

  • você deve colocar a água para ferver, em quantidade suficiente para 2 xícaras de chá (medida para uma pessoa)
  • coloque 1 colher de sopa (cheia) das folhas picotadas (pode colocar no saquinho de chá para não precisar coar)
  • deixe ferver em fogo bem baixo por uns 7 a 8 minutos
  • tampe e deixe em infusão por cerca de 10 minutos
  • coe e sirva-se do chá – quente ou frio

O chá tem uma cor linda, um misto de tom de laranja com coral clarinho. O gosto é adstringente, bem mais suave do que o chá mate e melhor: cafeína zero. Mas, como todo alimento ou chá, não deve ser consumido em exagero. O ideal é tomar, no máximo, 2 xícaras por dia. Se perceber que leve dor de cabeça, ânsia de vômito, tontura ou queda de pressão, pare de tomar. As folhas cujos pelos não foram removidas podem causar inflamação na garganta. Não adicione açúcar.

Antes de explicar sobre os benefícios, saiba quais são os componentes das folhas de nêspera secas:

  • frutose, glicose e sacarose
  • amido
  • ácido tartárico
  • ácido cítrico
  • ácido málico
  • amidalina
  • tanin (polifenol)
  • saponina
  • maltose
  • vitamina B1 e muitos minerais

cha_nespera

Benefícios do chá das folhas de nêspera

  1. Efeito detox: esse chá ajuda a “limpar” o organismo. Por isso, é indicado para quem sente muito cansaço, pega gripe com facilidade, tem certas partes do corpo frias. Além disso, sente inchaço, tem intestino preso, sente que tem aumentado o peso, pele ressecada, queda de cabelos e mau cheiro corporal.
  2. Efeitos sobre a pele: especialmente para quem tem vários tipos de alergia, seja eczema, dermatite atópica, erupções pelo calor, espinha no rosto, manchas na pele, deixa a pele bonita novamente, etc. Para quem tem espinhas, recomenda-se, além de tomar o chá, passar um algodão molhado com o chá sobre as espinhas.
  3. Melhora a imunidade
  4. Quem tem problemas de “katakori” ou dores musculares na região do pescoço e ombros
  5. Ajuda a recuperar-se da fadiga
  6. Melhora a circulação sanguínea
  7. Tonificação gastrointestinal
  8. Melhora o metabolismo
  9. Melhora o funcionamento dos rins e fígado
  10. Dieta do emagrecimento: ajuda as pessoas a emagrecerem, desde que tenha uma dieta com nutrientes. O resultado aparece já em 2 semanas.

cha_nespera_1

Segundo os sites japoneses, pessoas de todas as faixas etárias podem se beneficiar do chá, inclusive as gestantes.

Depois de 1 semana tomando o chá todos os dias percebi que o inchaço das pernas diminuiu, pois acho que tem efeito diurético. Assim, evito tomar a noite para não ter que me levantar de madrugada para ir ao banheiro. A minha recomendação é tomar o chá durante o dia. As manchas das mãos e do rosto, senis e por conta do sol, ainda não saíram. Mas, segundo a pessoa que me recomendou, a mãe tinha uma pinta sob o olho e desapareceu, bem como as manchas senis dela. O casal me contou que as manchas da pele ficaram bem mais clarinhas, quase imperceptíveis! Isso foi o que mais me chamou à atenção, além de tirar o cansaço. Segundo o que li nos sites japoneses, para a pele pode levar mais tempo, cerca de 1 mês, para aparecerem os resultados.

A Universidade (Federal) de Kagoshima pesquisou o chá de folhas de nêspera, em conjunto com um uma fazenda local. Ambos obtiveram o registro de uma patente pela forma como se secam as folhas: com o calor das turmalinas. Isso potencializa em 3 vezes os minerais como o magnésio e o potássio. Também, descobriram a prevenção do câncer, só de ingerir esse chá diariamente. O chá produzido em conjunto é vendido online.

 

Fontes: Lettre du Nature, BiwanoHa e KininaruArekore

 

 

 

 

Saiba de todos os 10 benefícios do chá das folhas de nêspera
Classificado como:                    

Comentários no Facebook

Pular para a barra de ferramentas