Uma das riquezas que ganhamos de herança da colonização dos povos árabes no Brasil é o homus. Essa iguaria preparada com grãos de bico cozidos e com tahine (pasta de gergelim) é alguma coisa pra gente comer rezando!  

homus_liquid 1
todos os ingredientes no liquidificador

Como não fico sem homus, pois tem dias que me dá uma vontade imensa de comer, preparo-o bem rapidinho. Eu não uso grão de bico enlatado – prefiro cozinhá-lo em fogo brando. Depois de deixá-lo de molho por 10 horas (a noite), o seu cozimento é rápido.

Não jogue a água fora pois é usada na receita.

O tahine pode ser comprado em lojas de produtos árabes ou turcos, tanto no Brasil quanto no Japão.

Segue abaixo a receita fácil, fácil de ser preparada. Não leva 5 minutos depois que o grão de bico estiver cozido! Na foto, ao invés do azeite de oliva usei rayu (pimenta com óleo de gergelim, típica da China), pois gosto de comida mais picante. Ficou muito bom! Mas, se você prefere com azeite de oliva, fica igualmente delicioso!

Bom apetite!!!

Depois me conte se gostou da receita, tá bom?

tahine comprado em loja turca e grão de bico cozido em casa
tahine comprado em loja turca e grão de bico cozido em casa

ainda por cima pode trazer uma sensação de alegria e bem estar

Antes de passar para a receita, deixe-me contar que o grão de bico é uma leguminosa muito rica em nutrientes. Tem ferro, fibras, vitaminas do complexo B e proteína. Por ser rico em fibra, ajuda o intestino e ainda por cima pode trazer uma sensação de alegria e bem estar! Isso, por causa do triptofano que aumenta a secreção de serotonina.

Essa receita é um tanto quanto calórica mas compensa por causa do triptofano e das gorduras do bem que são o azeite de oliva e o óleo de gergelim da pasta dessa sementinha. Então, não espere pra preparar esse presente que veio das Arábias!!!

Fotos: Anna Shudo

[yumprint-recipe id=’3′]

 

Que tal uma delícia nutritiva e que ainda te faz feliz?
Classificado como:                        

Comentários no Facebook

Pular para a barra de ferramentas