dormir
Tem um lado para dormir que proporciona melhor sono e bem estar (Pixabay)

Apresento 8 motivos para você escolher o melhor lado para dormir e ganhar mais bem estar.

Enquanto dormimos o nosso organismo continua funcionando maravilhosamente. E este ano o Prêmio Nobel de medicina foi para o tema sono, mais especificamente sobre o relógio circadiano que todos temos.

Então, falando do sono, você já se questionou sobre qual é a melhor posição para dormir? Você dorme de bruços, de costas, do lado direito ou esquerdo?

Douillard

Uma das medicinas mais antigas do mundo, ayuverda – significa ciência da vida – nos ensina qual é o melhor lado para dormir. Quem divulgou essa maravilhosa dica para o mundo foi o dr. John Douillard, um dos maiores experts nessa ciência ancestral indiana. Além disso, expert também em medicina esportiva e saúde natural.

Ele mostrou ao mundo os benefícios de dormir de um lado. Está curioso?

Pois bem, a recomendação do dr. John é dormir do lado esquerdo!

Segundo suas explicações, de acordo com a Ayurveda, o lado esquerdo do corpo é completamente diferente do lado direito. E, embora soe estranho, a tradicional medicina enfatiza que dormir do lado esquerdo proporciona mais descanso e uma qualidade melhor de sono. Que tal aproveitar dessa sabedoria antiga para ganharmos mais saúde e longevidade? Afinal, os benefícios foram comprovados ao longo dos milênios.

8 motivos para dormir do lado esquerdo

Então, vamos saber logo dos 8 motivos (e convincentes) para a escolha de dormir virado do lado esquerdo.

1 – Facilita o detox

O nosso corpo tem o lado esquerdo como linfático dominante. Ao longo do caminho, o fluido linfático transporta proteínas, glicose e outros metabólitos. Outros resíduos são purificados pelos gânglios linfáticos e, então, drenados para o lado esquerdo do coração. Escolhendo o lado esquerdo para dormir melhora o fluxo das linfas de todo o corpo. Isso aumenta o efeito de detox, pois libera as toxinas acumuladas.

2 – Facilita as atividades do coração

Um dos órgãos mais importantes do nosso corpo é o coração. Se ele parar, morremos. Dormir virado para o lado esquerdo evita sobrecarregar o coração. O fluído linfático é descarregado suavemente em direção ao coração. E melhora também a drenagem linfática. Por isso, tem um bom efeito sobre o sono. Quando se escolhe o lado esquerdo para dormir, o coração não se sobrecarrega com a atividade da aorta, a maior artéria do corpo.

dormir 1
Dormir do lado esquerdo favorece as atividades das linfas, do coração e do intestino (Pixabay)

3 – Intestino funciona melhor

O que ele quer dizer é que o que é ajuda o intestino a melhorar o que precisa ser eliminado todas as manhãs. Dormir no lado esquerdo permite que a gravidade incentive os excrementos a se moverem com mais facilmente do intestino delgado para o intestino grosso através da válvula ileocecal. E então, todas as manhãs, tudo o que tem que ser eliminado sai com mais facilidade, promovendo alívio e bem estar.

4 – Mais imunidade

O baço é um órgão do tipo glandular e fica na região superior esquerda. É o responsável por fabricar anticorpos contra diversos tipos de células do sangue e microorganismos infecciosos. Assim, é uma fonte para a imunidade. Dormindo do lado esquerdo não vamos contra a gravidade.

5 – Incentiva a digestão

Depois de ingerir alimentos gordurosos ou picantes é provável que se tenha azia ou má digestão. Mas isso se ameniza ao escolher dormir do lado esquerdo.  A razão para isso é a forma do estômago e a posição que ele fica. Estando com o corpo deitado do lado esquerdo a possibilidade de refluxo ácido gástrico é baixa.

detox
Efeito detox quando se dorme do lado esquerdo (Creative Commons Images)

6 – Melhora da circulação

Só de dormir do lado esquerdo o fluxo do sangue irá melhorar tanto quanto o da linfa. À medida que o fluxo sanguíneo melhora, o metabolismo e a imunidade também aumentarão. Ótimo para prevenir várias doenças.

A razão é simples. Ao dormir do lado esquerdo, a pressão não é aplicada na aorta, melhorando o fluido no lado direito do corpo. Isso torna a circulação do sangue mais suave. Por isso, tornando-se um hábito, evita doenças relacionadas à circulação, como a trombose.

ronco
Papai para de roncar só de dormir do lado esquerdo (risos) – Foto: Flickr

7 – Ajuda a bile a fluir mais livremente

A bile é um fluido produzido pelo fígado e armazenado na vesícula biliar. Esse fluido é importante para ajudar na digestão da gordura e na absorção das substâncias nutritivas dos alimentos que ingerimos, pelo intestino. Só de dormir do lado esquerdo ajudamos nosso corpo a fazer a bile fluir melhor.

8 – Sem roncos

Quem ronca não sofre tanto quanto o parceiro ou a parceira que dorme ao lado. Normalmente, quem ronca é a pessoa que dorme de costas. Isso porque a base da língua provavelmente pressionará a via aérea. Se for esse o motivo, o ronco e seus ruídos incômodos podem ser melhorados simplesmente dormindo com o corpo do lado esquerdo.

Dormir do lado esquerdo: como?

Outros especialistas ensinam como dormir bem com o corpo do lado esquerdo. São necessários 2 ou 3 travesseiros. Um deles serve para apoio da cabeça. Assim, a coluna vertebral vai ficar numa posição boa. As pernas podem ficar levemente dobradas. Nesse caso, é conveniente colocar um travesseiro entre elas. O terceiro é para o caso de querer dormir abraçado com ele. Ou ainda, pode-se colocar sob a cintura para dar apoio à coluna vertebral.

travesseiros
Foto: dustymars

Espero que este post tenha servido de convite à reflexão. Se gostou, compartilhe, por favor.

Um grande abraço cheio de luz!

#tofelizdavida

Qual é o melhor lado para dormir?
Classificado como:                

Comentários no Facebook

Pular para a barra de ferramentas