mosquito
imagem ilustrativa da Pixabay

A primavera chegou e a temperatura já subiu. Apesar de a-do-rar o calor, acredito que ninguém gosta dos pernilongos, muriçocas e mosquitos, não é verdade?

Neste post vou dar 6 dicas de repelentes para se proteger daqueles serzinhos que nos incomodam tanto no verão, de forma mais natural possível. Aqueles zumbidos em torno da gente, que repentinamente se transformam em uma bola vermelha na pele, provocando coceira ou alergia, podem ser evitados de formas simples.

1. Delicioso repelente

Essa é a dica que mais gosto! Através do que você come pode evitar a vinda dos pernilongos e muriçocas. Sério? Sim!!! Então, quais são esses alimentos?

Como todas as vitaminas, essa que vou indicar é super importante para manter as funções celulares no corpo. A deficiência dela leva à degeneração progressiva do corpo, especialmente no sistema nervoso e circulatório. Além de beneficiar seu corpo, ainda o cheiro que sai no suor ajuda a se proteger desses serzinhos inconvenientes no calor. Lembro que só esses insetos indesejáveis como pernilongos e muriçocas é que vão sentir o cheiro à distância.

Estou falando da vitamina B1 ou tiamina para blindar o corpo!

arroz integral
arroz integral com verduras de cor verde escuro

Alimentos ricos em tiamina 

  1. Tahini ou manteiga de gergelim. Ingrediente indispensável na cultura gastronômica dos povos do oriente, como a Turquia, além de ser saboroso é rico em tiamina. Ele não pode faltar no hummus (pasta de grão de bico com tahini).
  2. Gergelim é o ingrediente para o tahini. Consumir o gergelim torrado, independente da cor – branca ou negra – junto com as refeições fica uma delícia! Ele dá crocância aos molhos de salada, como topping sobre o arroz, etc.
  3. Ervas como coentro, sementes de mostarda, sálvia, alecrim, tomilho e outras são ricas em tiamina.
  4. Verduras com folhas verde escura e sabor amargo: pode comer bastante salada com elas. Outro vegetal é o aspargo. Por isso, que tal uma salada de aspargos com ovos cozidos?
  5. Arroz integral: desde que substitui o arroz branco pelo integral tenho sentido os benefícios de não levar picada de pernilongo.
  6. Carne de porco: além de oferecer menos quantidade de colesterol ainda é rica em vitamina B1. Que tal preparar umas costelinhas de porco com as ervas citadas acima pra potencializar o efeito?
  7. Semente de girassol, que como o gergelim dá crocância, pode ser usada no iogurte, nos molhos para salada, no topping de ensopados, etc.
  8. Amendoim: além de ser saboroso, é rico em tiamina. Pode ser ingerido torrado, com sal integral ou picado sobre a salada, assados ou depois de preparar os molhos para os cozidos.
  9. Castanha de caju: como o amendoim, pode ser ingerida como aperitivo, sendo picada pode ser topping de salada e molhos.
  10. Castanha do Pará, macadamia, pistache e nozes também são muito ricos em vitamina B1.
  11. Gema do ovo é outro alimento delicioso e rico, por isso, pode aproveitar para comer uns ovos cozidos.
  12. Feijões: diversos tipos de feijão são ricos em tiamina. Por isso, a nossa tradicional cozinha simples, o arroz com feijão, pode ser enriquecida. Que tal um arroz integral com feijão temperado com coentro, por exemplo?
  13. Peixes: as espécies mais ricas são o atum, salmão e truta, também ricas em ômega 3. Se você gosta de pescados, que tal preparar deliciosas receitas com eles?

Para que seu organismo fique blindado, mude a sua dieta alimentar, pelo menos, 10 dias antes de um churrasco na beira do rio, na praia ou em parques.

peixe com ervas
peixe com ervas

2. Através das ervas

Só de esfregar as ervas frescas pelo corpo já te ajudam a se proteger. Que tal plantá-las em casa e desfrutar delas? Saiba quais são as melhores:

  • Hortelã
  • Citronela
  • Alecrim
  • Poejo
  • Manjericão
  • Capim limão: cuidado pra não se cortar com ela
óleo essencial de alecrim
óleo essencial de alecrim

3. Repelente simples para bebês 

Você vai precisar de: 150 g de hidratante para bebê e 1 colher de chá de óleo essencial de lavanda. Misture bem em um recipiente de vidro e depois devolva para a embalagem original. Aplique em todas as partes do corpo expostas, a cada 3 horas. Pode aplicar, inclusive, no rosto.

4. Repelente simples para adultos

Você vai precisar de 10 g de cravo-da-índia, 500 ml de álcool de cereais e 100 ml de óleo de amêndoas ou outro óleo essencial. Primeiro, pegue o álcool de cereais em um recipiente de vidro que tenha tampa e misture o cravo-da-índia. Deixe essa mistura por 4 dias em local escuro. Dê uma mexida nessa mistura todos os dias.

Passados os 4 dias, coe o cravo-da-índia e acrescente o óleo essencial. Coloque o seu protetor em uma embalagem spray. Aplique a cada 3 horas nas regiões do corpo expostas.

5. Repelentes: compra

Se não quer preparar ou acha mais prático comprar um pronto, tem diversas marcas no mercado. São repelentes à base de óleos essenciais, como o de citronela, capim limão e outros, que não são caros e são muito mais seguros para a saúde do que os à base de DEET, que é um veneno. Por isso, ficam aqui sugestões de quais você pode adquirir, tanto no Japão, quanto em outros países.

Costumo usar um da Tailândia e compro quando tem o festival em Nagoia ou quando vou pra lá. Na falta dele, recomendo a marca Dr. Mercola, pois pode ser usado para crianças, adultos e pets. Ele também é à base de óleos essenciais de citronela, hortelã e capim limão.

A marca Badger produz o seu spray à base de óleos de soja e ricínio (castor), além de essenciais de citronela, cedro, alecrim, gerânio e hortelã. Esses dois produtos são vendidos no site internacional iHerb. Para ganhar um desconto de 5% na compra, clique aqui.

Se for comprar no Japão, pesquise por 虫除け (mushi yoke) da marca australiana Perfect Potion. Ele é orgânico e contém óleos essenciais de citronela, hortelã, eucalipto e tea tree.

Para encontrar uma loja que venda copie e cole essa palavra no buscador Google: 虫除け perfect potion. Pode ser que você encontre o produto mais barato que na loja online da marca no Japão.

repelente
produtos sugeridos para comprar, todos à base de óleos essenciais

6. Repelente facílimo!!! 

Esse é bem facinho de preparar e, depois dos alimentos, é o segundo preferido.

Bastam um punhado de cravo-da-índia e limão ou laranja. Corte a fruta cítrica ao meio e espete os cravos-da-índia. Só isso! Simples e fácil! Você pode levar vários deles e enfeitar a mesa do churras, deixar nas mesinhas ao lado das cadeiras, na beira da piscina, enfim, tanto faz se quer deixá-lo dentro de casa ou ao ar livre.

limao
facílimo de preparar e muito eficiente

Onde comprar os produtos 

  • Álcool de cereais: é chamado de グレイン・アルコール (pronuncia-se gurein arukooru) ou  ethil alcohol, em hiragana do inglês エチルアルコール ou também エタノール, o que significa etanol, o mesmo que álcool etílico. Basta você colocar エチルアルコール ou エタノール na busca do Google e logo encontrará onde comprar.
  • Ervas frescas ou secas: pode encontrar nos supermercados, quitandas e lojas de produtos étnicos como os das Filipinas, Tailândia ou dos povos árabes.
  • Óleo de amêndoas: em lojas de produtos brasileiros no Japão.
  • Óleos essenciais: Loft, Tokyu Hands e lojas especializadas. Cuidado!!! Compre óleo essencial (エッセンシャル・オイル) e não óleo aromatizado.
  • Castanha do Pará: é vendida como Brazil Nuts. Costumo comprar no iHerb.

Essas foram as dicas simples que quis compartilhar com você. Lembro que esses repelentes são para te proteger de muriçocas, pernilongos e mosquitos. Os demais como pulgas, carrapatos e outros não são alvo deste post.

Pra mim, o que mais funciona é blindar o corpo com alimentos deliciosos e ricos em tiamina! Isso porque uno o útil ao agradável.  😉

➡  Bom, se você gostou, compartilhe com seus amigos, por favor. Se quiser deixar um comentário aqui ↓↓↓↓↓↓↓↓ vou adorar!!!  🙂

Que você tenha uma excelente primavera-verão  😎

Paz & Luz!

#tofelizdavida

 

 

Proteja-se dos indesejáveis insetos com repelentes naturais neste verão: 6 dicas poderosas!
Classificado como:            

Comentários no Facebook

Pular para a barra de ferramentas