Moringa: usada desde a antiguidade na Índia é considerada milagrosa

Usada desde a antiguidade na medicina ayurvédica, a moringa ganha popularidade na atualidade. O nome científico é Moringa oleífera, é originária do norte da Índia, Etiópia, Filipinas e Sudão, atualmente em larga produção no mundo por causa de suas propriedades “redescobertas” pela humanidade.

Quase tudo da moringa pode ser usado como alimento ou para fins medicinais. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura explica que as folhas “são ricas em proteínas, vitaminas A, B e C, e minerais, muito recomendados para mulheres grávidas ou em período de amamentação, e ainda para crianças pequenas”.

Só para se ter uma ideia, ela é mais rica em nutrientes que o espinafre e tem 7 vezes mais vitamina C que a laranja. Ela tem 92 nutrientes e 46 tipos de antioxidantes, além de 36 substâncias anti-inflamatórias e 18 aminoácidos. Tem 4 vezes mais betacaroteno que a cenoura, 11 vezes mais zinco que a carne vermelha, 6 vezes mais fósforo que as nozes, 25 vezes mais antioxidantes que a amora, 3 vezes mais potássio que a banana e 20 vezes mais cálcio que o leite. Além de tudo isso ainda é de baixa caloria. Que espetáculo!  😎 

Depois que o Globo Repórter gravou um especial com essa planta, ficou popular no Brasil. Mas os indianos já usavam como erva medicinal, no combate a mais de 300 doenças. Fidel Castro era um fiel consumidor dessa erva.   😉 

Moringa: o que se usa

Dela se aproveita quase tudo, das raízes às flores. As folhas e vagens podem ser usadas cruas em saladas ou colocadas em sopas. Tem um sabor parecido com o agrião, segundo quem já provou. As flores podem ser preparadas em doces, como fazem os indonésios. Também são usadas na produção de cosméticos e chás.

Podem ser usadas como parte do tempero junto com orégano e outras ervas. Smoothies e cozidos ganham um sabor diferente e são enriquecidos com as suas folhas.

Ela pode ser ingerida em forma de pó, na alimentação ou como suplemento.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão alerta para que as gestantes não consumam a raiz ou o extrato radicular. Não há problema com as folhas.

Moringa serve para que

Ela é um poderoso antioxidante. Os benefícios incluem tratamento e prevenção.

  1. Diabetes
  2. Colesterol elevado
  3. Pressão arterial elevada
  4. Arteriosclerose
  5. Aumenta a produção do leite materno
  6. Suprime a inflamação, por isso tem se mostrado eficiente contra asmas
  7. Prevenção da gripe: fazer gargarejo com o chá das folhas
  8. Polinose ou alergia ao pólen (kafunsho em japonês), por conta dos seus polifenóis
  9. Alergias 
  10. Retarda o envelhecimento precoce, portanto é um potente anti-aging e ótimo para a beleza
  11. Redução da ressaca
  12. Melhorias na constipação intestinal
  13. Melhoria na qualidade do sono
  14. Melhoria na energia do dia
  15. Melhoria do sistema imunológico
  16. Antifúngico
  17. Ajuda no combate à anemia
  18. Ajuda na melhoria dos músculos e ossos

Quanto ingerir por dia

Adultos podem consumir de 3 a 6 cápsulas com 500 mg por dia, sempre antes das 3 principais refeições. Crianças com idade escolar podem tomar até 3 por dia. Eu tomo duas cápsulas por dia apenas. E já me sinto bem, renovada. Talvez porque eu consumo diariamente o resveratrol e também o astragalus. Eles são excelentes para a imunidade, energia e longevidade!

Se prefere chá coloque 1 colher de sopa da moringa em folhas em uma xícara de água quente. Deixe em infusão por 3 minutos e beba, sem açúcar.

➡ Lembro que você sempre deve procurar um médico se está em tratamento, para não exagerar na dose, e se informar com nutrólogo ou nutricionista para saber a quantidade ideal por dia. Tudo isso para evitar o consumo excessivo de vitaminas, principalmente as lipossolúveis e também o excesso de minerais.

Outras formas de usar a moringa

As japonesas gostam de pegar as folhas secas e preparar sachês. Colocam dentro dos calçados e dos closets. Também na parte interna da tampa da lixeira. Algumas usam dentro da banheira (ofurô) para relaxarem. Elas contam nos blogs que as folhas da moringa são excelentes para tirar o mau cheiro e são ótimas como relaxante.

Onde comprar

Costumo comprar na loja online iHerb. Há várias marcas e a que compro mensalmente custa ¥814. Se você quiser comprar nesse site, pode usar o link tocando aqui. Você ganha desconto e eu também.

Se você mora no Japão e quer comprar cápsulas, chás ou a planta copie e cole a palavra モリンガ para fazer a busca. Encontrará uma variedade de produtos e suplementos. Se mora no Brasil pode encomendar as sementes e plantar no seu quintal. Ela cresce muito rápido! Ou, se preferir pode comprar as folhas frescas ou suplementos.

Espero que este post tenha sido útil pra você!

Até a próxima semana! Tenha uma semana de luz e alegria!!!  😉 

#tofelizdavida

Moringa: a planta milagrosa
Classificado como:                    

Comentários no Facebook

Pular para a barra de ferramentas