escada
Desenvolvimento etapa por etapa através da satisfação da escala das necessidades (Max Pixel)

Um psicólogo traçou uma escala das nossas necessidades. Ela é chamada como Pirâmide de Maslow ou Hierarquia das Necessidades de Maslow. Wow! Quem criou?

Foi um psicólogo norte-americano chamado Abraham Maslow. Ele nasceu em 1908 e morreu em 1970. A sua teoria, publicada em 1943, ainda continua valendo. Ela continua sendo usada na gestão de pessoas, nos recursos humanos, na compreensão e desenvolvimento dos trabalhadores, na qualidade total e, por que não, para o nosso autoconhecimento?

A teoria diz que o ser humano tem liberdade, escolhas e se autodesenvolve. De acordo com a teoria, as necessidades tê uma hierarquia. Como assim?

Vou explicar. As necessidades vão sendo satisfeitas um nível por vez. Pessoas muito bem sucedidas, certamente, passaram todos os níveis.

Então, à medida que o ser humano satisfaz uma etapa segue para outra. Ela ainda é uma referência para a compreensão do comportamento humano, sob uma ótica humanista. Também continua a ser usada para estudar o comportamento do consumidor.

A base da pirâmide

A base se refere às necessidades fisiológicas. Enquanto o ser humano não satisfizer as necessidades básicas como a fome, sede, sono, sexo ou abrigo, ele não passa para a segunda etapa.

1

Segurança

A segunda etapa da pirâmide é a satisfação da necessidade de segurança. A teoria de Maslow diz que nesta fase o ser humano já satisfeito com as necessidades fisiológicas busca libertar-se dos medos e insegurança. Então, ele deseja segurança no trabalho, estabilidade na renda, seguro de vida, estilo mais saudável de viver, etc. Faz sentido? Quando a gente entra no mercado de trabalho, busca exatamente isso. Suprir as nossas necessidades com estabilidade.

2

Afeto

Pela teoria, depois dessa segurança, o ser humano busca realizar-se no afeto. São as chamadas necessidades sociais ou psicológicas, ligadas ao relacionamento afetivo. Ele precisa obter o pertencimento, seja na família ou constituindo a sua, na comunidade e na sociedade. Ele precisa satisfazer essa necessidade de ser aceito no grupo de amigos, colegas e no relacionamento afetivo com o parceiro.

3

Reconhecimento

Aqui entram as necessidades de reconhecimento e da competência. O ser humano, na visão de Maslow, tem necessidades cognitivas como a intelectualidade e o lado artístico. Aqui entram além do afeto, necessidades ligadas à questão da aparência, da ordem no ambiente, da beleza estética, do aprimoramento intelectual e profissional, por exemplo.

4

Autorrealização

Segundo o psicólogo, apenas uma pequena fatia do povo consegue chegar até o topo da pirâmide, onde estão as necessidades de autorrealização. Lembro que a teoria diz que para chegar até aqui nesta fase de suprir as necessidades, o ser humano passou por todas as outras escalas da pirâmide.

No topo, ele irá gerir sua vida com plena satisfação e realização plena. Quando ele consegue suprir todas essas necessidades, ele mostra para o mundo a imagem de “sou plenamente realizado!”.

5

Esta foi a apresentação da Pirâmide de Maslow. Espero que você já tenha ultrapassado todas as etapas da pirâmide e que esteja vivendo a plenitude!  😎

Caso ainda não tenha alcançado tudo isso, quem sabe pode ser uma luz para servir de guia!  😉

Fica um abraço cheio de luz!

#tofelizdavida

Ops! Por favor, deixe seu comentário abaixo! Vou adorar ler!

↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

Conhecendo as nossas necessidades rumo à realização plena!
Classificado como:    

Comentários no Facebook

Pular para a barra de ferramentas