chicken-2030706_960_720

Friozinho, corpo cansado, resfriado, gripe… Canja de galinha! + 18 dicas para torná-la ainda + saborosa!

Como sou curiosa, anos atrás corri atrás para conferir a eficácia da canja de galinha. Afinal, a canja de galinha herdada de nossos ancestrais, tem uma sapiência. E ela vem sendo comprovada pela ciência! Nos Estados Unidos é chamada de “penicilina judaica” para combater a gripe e o resfriado! Wow!!!

E, se pensa que a canja de galinha é brasileira, está enganado. Ela pode ter vindo dos ancestrais da China ou dos povos judeus. A verdade é que ela existe em quase todos os países.

Leia até o fim que tem receita e dicas para outros sabores da tradicional canja de galinha.

Pesquisas mostram a eficiência da canja

gripe
Xô gripe com canja de galinha! (MaxPixel)

Pesquisadores do Mount Sinai Medical Center, de Miami, testaram a sopa de frango contra a água, dividindo um grupo de voluntários em três categorias: pediram um terço para tomar uma bebida de água fria, um terço para beber água quente, e um terceiro tomou uma sopa de frango.

Descobriram que a canja de galinha tem efeitos que vão além do placebo. Eles observaram como a sopa de frango afetou o fluxo de ar e o muco no nariz de 15 voluntários que beberam água fria, água quente ou sopa de frango. Em geral, os fluidos quentes ajudaram a aumentar o movimento do muco nasal, mas a sopa de frango fez um trabalho melhor do que a água quente, de acordo com o relatório de 1978, também publicado no Chest Journal.

Aqueles que tomaram a sopa de frango experimentaram a melhora na gripe.

A canja de galinha também melhorou a função dos cílios protetores, as pequenas projeções em forma de cordão no nariz, que impedem que os contágios entrem no corpo, de acordo com um relatório de 1998 contra a alergia e a asma.

Eficácia nos estudos em Nebrasca

O Dr. Stephen Rennard, do Centro Médico da Universidade de Nebrasca, em Omaha, no ano 2000, decidiu testar a receita de sopa de frango da avó lituana da sua esposa para a cura do resfriado comum.

Ele levou o caldo de galinha para o laboratório para testes.

O Dr. Rennard descobriu que a sopa reduziu a inflamação nasal, evitando o movimento de neutrófilos. O que são neutrófilos?

Os neutrófilos fazem parte da porção do sangue responsável pela defesa e imunidade do organismo, os leucócitos. Ou seja, eles estão no sistema imunológico e contribuem para a resposta inflamatória do corpo.

As células brancas do sangue são importantes – são a defesa dos nossos corpos contra os vírus – mas nas passagens nasais causam inchaço e irritação, levando a sintomas de frio desagradáveis, incluindo cabeça pesada, tosse e espirros.

O Dr. Rennaud não tinha certeza de que era a receita familiar de sua esposa que produzia esse incrível efeito antiinflamatório. Sua sopa continha frango e toda uma série de legumes, incluindo cebolas, aipo, nabos, salsa e até batatas doces, qualquer uma das quais poderia ter produzido as reações químicas.

Então, ele conduziu seus testes novamente, ambos com água quente apenas, e com uma variedade de sopas de frango compradas na loja.

Seus resultados foram consistentes: a canja de galinha repeliu os neutrófilos, resultando em menos inflamação nasal. E o melhor: não importava muito a receita particular.  Todos os tipos de caldo, sopa ou canja de frango tiveram efeito.

Canja de galinha e a carnosina

Recentemente, cientistas identificaram um composto crucial, a carnosina. Presente na canja de galinha,  tem um benefício adicional: ajuda o sistema imunológico dos nossos corpos a lutar contra os primeiros estágios da gripe.

A carnosina é derivada do frango. E é no lento cozimento de sopa de frango ou do caldo de galinha que é liberado o valor medicinal dela.

canja
Carnosina é obtida com o cozimento lento do frango (Pixabay)

Os cientistas advertem, no entanto, que a carnosina é rapidamente liberada de nossos corpos. Então, para tirar proveito dos benefícios do caldo de galinha sobre a gripe é melhor tomá-lo com frequência! Ebaaaa!  😆 

Como os resfriados são causados por infecções virais no trato respiratório superior, as pesquisa sugerem que os ingredientes da sopa retardam a acumulação de glóbulos brancos nos pulmões, diminuindo assim o progresso de efeitos colaterais irritantes, como tosse, espirros e o chato do nariz escorrendo. Além dos nutrientes dos vegetais e outros ingredientes, a canja de galinha também ajuda a manter o corpo hidratado – o que é fundamental quando está resfriado ou gripado.

Viu que beleza?

4 efeitos mágicos da canja de galinha

  1. Limpeza: como ela é abundante em caldo, funciona para limpar o corpo dos alérgenos, como um vírus, atacando-os. Assim, traz de volta os anticorpos para voltar a ser saudável.
  2. Desinfecção: a canja de galinha sempre tem sal. Então, o efeito é como se fosse fazer um gargarejo com água morna e sal. Assim, ajuda a remover as bactérias da garganta e boca.  
  3. Limpa os sinos:  tal qual outras bebidas quentes, como os chás, a canja pode ajudar a limpar os seios paranasais com seu vapor.  
  4. Fortalecimento: a proteína magra do frango e os nutrientes dos vegetais adicionados na canja trabalham para recuperar sua força quando seu corpo está se sentindo drenado de energia.

Receita básica da canja de galinha

Então, vamos preparar uma canja de galinha simples? Se você já tem sua receita básica, pode pular esta parte e ir direto para as dicas  😉 

Chicken_noodle_soup

Ingredientes para cerca de 4 pessoas

  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes (ou mais) de alho picados
  • 1 colher de sopa de óleo
  • asas de frango ou sobrecoxas de frango
  • 700 ml de água
  • 2 ou 3 batatas (ou inhame) cortadas em cubos grandes
  • 1 xícara de arroz
  • 1 cenoura cortada em rodelas de 2 cm
  • sal a gosto (dê preferência a um integral)
  • ervas a gosto: coentro, salsinha, cebolinha, tomilho, oreegano, alecrim
  • verduras a gosto: se tiver espinafre, couve ou qualquer outra folha verde escura, corte bem fininha. Se tiver cogumelos (shiitake ou outros) pode acrescentar a gosto

Modo de preparar

  • Numa caçarola refogue a cebola e o alho picados com pouco óleo
  • Coloque os pedaços de frango para dourar
  • Acrescente o arroz cru
  • Cubra com 500 ml da água
  • Depois de ferver deixe cozinhando em fogo baixo
  • Passados uns 20 minutos acrescente a cenoura cortada e os pedaços de batata, mais os 200 ml de água quente
  • Deixe cozinhar por mais cerca de 15 minutos (até a cenoura e as batatas estarem cozidas)
  • Desligue o fogo e coloque a couve cortada e as ervas frescas picadas ou desidratadas

Dicas para enriquecer a canja de galinha

  1. Pode acrescentar como tempero um pedaço de gengibre cortado bem fininho
  2. Também pode acrescentar um pouco de canela em pó
  3. O ideal é cozinhar o frango que tenha osso para enriquecer o caldo
  4. Pode usar o arroz (branco ou integral) já cozido
  5. Pode acrescentar o salsão cortado em pedaços
  6. Se gosta de abacate, depois de desligar o fogo da canja, acrescente fatias. Fica à moda mexicana
  7. Pode dividir as medidas do arroz e acrescentar lentilhas
  8. Se gosta de abóbora pode substituir as cenouras por ela. Afinal, ambas têm betacaroteno
  9. Substitui-se a batatinha por: inhame, batata doce, batata-chinesa (naga imo em japonês) ou mandioca
  10. Pode acrescentar 1 colher de sopa de vinho branco no seu prato
  11. Se gosta de pimenta, pode acrescentá-la um pouquinho
  12. Se gosta de óleo de coco, use-o no lugar do óleo comum. Deixa a sopa mais aromática e saudável
  13. No lugar do arroz pode usar o macarrão de arroz (tailandês ou vietnamita)
  14. Se gosta de curry, acrescente um pouco desse pó
  15. Para a sopa ficar ainda mais nutritiva, acrescente uma colher de sopa de cúrcuma da terra
  16. No seu prato, esprema um pouco de limão
  17. Antes de servir a sopa quente no prato, quebre e bata um ovo
  18. Pode cobrir a canja com queijo parmesão ralado

 💡 Viu quantas variações você pode fazer com uma única canja de galinha?

Esse alimento não é só para quem está resfriado ou gripado. Na antiguidade, a China já preparava para as crianças, gestantes e idosos, como alimento nutritivo a fim de proporcionar energia.

Esquenta o corpo, tem colágeno que é ótimo para a pele e ossos, tem nutrientes – vitaminas e minerais – dos vegetais, proteína do frango, arroz que dá uma sensação de felicidade e é excelente para qualquer idade!

Viva a canja de galinha!!!

Espero que tenha gostado deste post. Se gostou, comente ↓↓↓↓↓↓↓↓↓ e compartilhe, por favor!

Abraços cheios de paz & luz!  🙂 

#tofelizdavida

 

Fotos: Pixabay, MaxPixel

Canja de galinha e seus benefícios
Classificado como:        

Comentários no Facebook

Pular para a barra de ferramentas