tablet
luz azul na casa e no trabalho: lâmpadas LED, fluorescentes, tablet, tevê, smartphone…

A pergunta é: até que ponto a luz do smartphone, tablet, da tevê ou computador pode afetar você?

Parece algo bobo, mas é sério.

Quem é usuário dos produtos da Apple sabe que quando a tarde se vai, a telinha do seu smartphone, iPad ou MacBook fica levemente alaranjada. Assim como a Microsoft também disponibiliza o Blue Light Reduction. E, se você procurar no Google, irá encontrar apps para isso. Mas, antes de sair procurando por esses apps, leia o post até o fim. Trago dicas para você escolher o que convém.

antes_depois
esq. com redutor de luz azul e dir. sem redutor (imagem ilustrativa)

OK, vou explicar porque os fabricantes resolveram disponibilizar tudo isso. A luz azul dos nossos dispositivos eletrônicos, incluindo as telas das tevês, super clara, como a luz do dia, pode parecer confortável para a nossa vida. No entanto, o Universo é tão inteligente que nos dá de presente a luz solar durante o dia. Essa luz radiante nos deixa de bom humor, temos produtividade e nos mantém alertas. Na luz solar há também a azul. A natureza perfeita faz com que com o por do sol, a noite chega e o organismo já está preparando o hormônio chamado melatonina para que a gente possa dormir tranquila como um anjinho.

De noite com a luz do dia

No entanto, a gente não apaga as outras luzes azuis quando a noite chega. Ficamos ligados, como se fosse dia. Com a luz LED e fluorescente e mais o advento desses dispositivos, dos quais não largamos de jeito nenhum, aí o que acontece? Complicamos o nosso cérebro. Ele fica sem saber se a gente quer dormir ou não. Isso compromete a nossa saúde. Para algumas pessoas, isso é trágico. Além da relação com as doenças que afetam os olhos, obesidade, outras crônicas, e claro, a insônia, é preciso tomar uma atitude.

Vou te apresentar aqui algumas opções para você escolher e contornar esse problema, já que não conseguimos ficar sem esses dispositivos. Afinal, todo mundo quer ficar assistindo tevê ou acompanhando as redes sociais “dazamiga”, não é  😆

  1. A primeira opção é desligar tudo 1 a 2 horas antes de dormir (será que você consegue?)  😕
  2. A segunda opção é diminuir a intensidade da luz do seu dispositivo (tablet ou smartphone)  💡 Vá em Ajustes → Tela e Brilho → Controle o Brilho → Programe seu Night Shift (no meu caso deixo das 20h00 às 07h00), ativado e ainda seleciono se quero Menos Quente ou Mais Quente
  3. A última opção é o uso de óculos com lentes de cor laranja  😎
iPhone
configuração do Night Shift do iPhone

blue-light-glasses

Gente, fico no computador até tarde da noite por causa do meu trabalho. Uma das formas que consegui fazer para melhorar a qualidade de sono é vestir os óculos assim que o dia se vai. Os olhos passaram a ficar menos secos e passei a ter uma qualidade de sono melhor.

Ficam as dicas, simples e fáceis de implementar  😉

Alegria & Luz do Bem pra você e até o próximo post  😎

😉  #tofelizdavida

 

A luz do smartphone tá afetando sua saúde? Cuidado!
Classificado como:        

Comentários no Facebook

Pular para a barra de ferramentas