arrependimento 1

Você já parou para pensar sobre arrependimento e remorso? Você acha que esses dois sentimentos são sinônimos? Você acha que eles são bons ou ruins?

Para compreender isso, trouxe o tema, sugestão de um amigo muito querido.

Ele me contou que ao lidar com seus pacientes diariamente – maioria da terceira idade – contam de seus arrependimentos e outros, de alguns remorsos. No Japão, a palavra arrependimento (後悔 – kōkai) demonstra através de dois ideogramas o que foi feito antes repercute como lamento depois. O ideograma 悔い – kui, traz o significado de aprendizado com o erro. Mas tem um outro termo, que acho lindo: 悔悟 (kaigo). O arrependimento se transforma em 悟 satori, um termo budista para a iluminação, ou seja, depois do arrependimento e do aprendizado a pessoa passa a ter compreensão.

arrependimento 3
Arrependimento gera uma tristeza na hora mas é passageira e nos leva para frente (foto: Flickr)

Em relação ao ocidente, adoro conferir a etimologia. Então, lá vou eu de novo! Arrependimento vem do grego metanoia. Ou seja, conversão espiritual ou intelectual. Isso promove uma mudança de direção. Mudança na mente e tem conotação de evolução. Assim, quem sente arrependimento pode promover uma mudança de atitude. Da próxima vez, em uma situação parecida, a pessoa não repetiria a atitude. Percebe-se que aprendeu com o erro, há possibilidade de criar um novo propósito, se a pessoa tiver um olhar positivo para com esse sentimento.

Como na explicação do kanji 悔悟, arrependimento nos traz compreensão. A compreensão nos impulsiona para a frente, a dar novos passos mais seguros. O satori é o despertar do adormecimento. 

Portanto, concluo que no oriente ou no ocidente, no arrependimento tem uma evolução intelectual ou espiritual. Bacana, não é mesmo?  😎

Agora que já mostrei uma breve análise do arrependimento, qual dessas duas frases muito populares mais te define?

  1. “É melhor arrepender-se por ter feito alguma coisa do que por não ter feito nada.”
  2. “Faça e se arrependa, mas não fique a vida toda perguntando como seria.”

Conte nos comentários abaixo pra gente saber o que a maioria pensa.

arrependimento 2
O remorso consome a pessoa (foto: Public Domain Pictures)

E no aspecto negativo do arrependimento?

Sob o aspecto negativo, o arrependimento pode gerar um outro sentimento que é o remorso. E é preciso deixar claro que remorso é bem diferente de arrependimento, pois ele traz um sentimento de grande tristeza, culpa ou autocensura. Por que? O ato que gerou o remorso mexeu com algum valor moral, tocou na ferida de alguém ou machucou alguém.

O arrependimento também pode causar dor, no entanto, leva a pessoa a olhar para frente (ou para o futuro), a não querer repetir. Isso é libertador. Já o remorso aprisiona, enquanto não acontecer a prática do perdão – genuíno, aquele que vem do fundinho do coração.

perdao

O que fazer com o remorso

Bom, no caso do arrependimento, basta não permitir que ele gere remorso. Caso sinta isso, é fato que pedir perdão é o melhor caminho. As religiões ajudam muito! Cada uma delas ensinam as pessoas como pedir perdão e se sentirem perdoadas. O psicólogo também pode ajudar, e muito! Ter um profissional qualificado para abrir o coração e permitir-se a isso pode ser uma saída. Há outros profissionais que podem ajudar: terapeutas de reiki, florais de Bach, energia através dos cristais, etc. Uma boa conversa com um amigo ou amiga pode ser muito agradável!

remorso
Pedir ajuda a um profissional para “limpar” os sentimentos em relação ao remorso vai dar leveza (foto: Pixabay)

A minha recomendação (e de quem tem experiência), é desdobrar o remorso e conferir quais são os sentimentos que foram gerados. Exemplos: tristeza infinita (pode adoecer), culpa, vergonha, mágoa, aflição, angústia, incapacidade de lidar com o erro, complexo, etc. Esses sentimentos são uma trava no sucesso, pois nos deixam mais medrosos, torturosos, muito mais cautelosos e sabotam nossos sonhos, nos impedem de seguir em frente, nos deixam menos competitivos profissionalmente. Viu como afetam várias áreas da nossa vida?

Por isso, precisamos nos livrar do remorso e dos consequentes sentimentos. Precisamos seguir em frente, sem as dores travando nosso presente e nosso futuro!

Tomo a iniciativa para responder à pergunta feita no começo deste post: a minha resposta é 1. Prefiro tentar e, se me arrepender depois de ter tentado, bola pra frente com o novo aprendizado! E sem ficar pensado “como teria sido se…” (pra mim, isso é sofrimento) 😉  E você, como pensa?

Espero que tenha sido útil e se gostou, acha que vai ajudar alguém, compartilhe, por favor. E deixe seu comentário abaixo  😉 ↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

Paz, luz e alegria  😉

#tofelizdavida

 

Arrependimento e remorso: o que tem de diferença e se tem algo positivo
Classificado como:            

Comentários no Facebook

Pular para a barra de ferramentas