Água quente para começar bem o novo dia! (foto: PxHere)

A água é essencial para a vida. A sugestão é substituir a água gelada pela quente, conforme a sabedoria dos ancestrais orientais.

Aiaiai, não faça essa carinha de “eca” 😳  . Que tal mudar o seu mindset 💡  de que a água gostosa é fria ou gelada? A água é também muito gostosa quente. Além disso, traz inúmeros benefícios maravilhosos para o organismo.

As tradicionais medicinas orientais – chinesa e ayurveda – deixaram esse legado de milênios de sabedoria. Mas com o advento da geladeira, a população passou a colocar gelo nas bebidas, inclusive na água. Que pena 😕  Eu já fui uma dessas que adorava colocar gelo em todas as bebidas!

Estrago no corpo

Antes de explicar sobre os efeitos surpreendentes, quero fazer uma pergunta.

👉Você toma banho bem gelado todos os dias? Não né?!

Então vou explicar sobre os órgãos do nosso corpo e como reagem à água fria ou gelada.

A temperatura normal do corpo é em torno da média de 36.5ºC. Imagine o estômago recebendo água a uma temperatura de 2 graus? Ele leva um susto! Da mesma forma que você reage a um banho gelado no outono ou no inverno dizendo “ah que horror, dói até os ossos!”, os órgão também se espantam. Você talvez não perceba, mas à medida que vai engolindo água gelada, já sente na língua, sente passar pela garganta, depois pelo esôfago e até chegar no estômago.

O aparelho digestivo se contrai e gasta energia. Essa produção de energia poderia ser canalizada para outras atividades como o aumento da imunidade do organismo.

Com o tempo de ingestão de água e outras bebidas geladas, você acaba afetando o metabolismo e também o aparelho digestivo.

Ferver por cerca de 15 minutos em fogo baixo (Imagens: Pixabay)

Temperatura da tal água quente

Se você se ama, é simples. Ao se levantar, beba um copo de água quente!

No Japão, tem alguns anos que a água quente, chamada de sayu (白湯) virou boom. Jornais, revistas e blogs falam da poderosa!

O método de preparo da água quente requer um certo requinte. Nada de usar garrafas elétricas ou forno de microondas para esquentar o precioso líquido.

O ideal é ‘cozinhar’ a água. Coloque-a numa panela dessas de ferver o leite ou chaleira. Pode ser de torneira, desde que seja segura, como no Japão. Ou, use a sua água de costume.

Ao levantar fervura, abaixe o fogo e deixe continuar borbulhando por mais 15 minutos. Desligue o fogo e deixe-a descansando até que a temperatura caia para cerca de 50 a 55ºC. Se usar chaleira, tire a tampa, pois assim, permite a entrada do ar, um dos elementos da natureza.

Se você achar que assim é muito alta, pode ser morna, na mesma temperatura do seu corpo.

Nessa temperatura, transfira-a para uma garrafa térmica para beber depois e uma outra parte, de cerca de 150 a 200 ml vão para seu copo ou xícara.

É importante observar o seguinte: beber devagar, degustando. Você sente que o seu corpo gosta de receber esse líquido precioso quentinho, como se fosse acarinhado.

Quantas vezes por dia?

Um copo de 150 a 200 ml três vezes ao dia são suficientes.

De manhã, em jejum, antes do seu café; depois do almoço e a noite, depois do jantar.

Deve ser degustada em goles lentos, devagar.

Detalhe importante: 500 a 600 ml de água não são suficientes para hidratar o corpo, portanto, nos demais horários, lembre-se de ingerir de outras maneiras.

Depois que se acostumar com a água quente não vai mais querer tomar a gelada.

Fácil de começar a criar esse novo hábito né (Foto: Pixabay)

10 benefícios surpreendentes

São inúmeros, mas aqui vão os mais importantes, observados pelo fato de ser uma temperatura agradável para os órgãos internos do corpo.

  1. Potencializa o efeito da hidratação, por isso, seja no inverno ou no verão, ela é benéfica
  2. Ameniza os efeitos dos condimentos ardidos, quando degustamos uma comida picante, por exemplo
  3. Detox natural: veja que maravilha! Só de tomar 3 copos de água quente por dia ajuda seu organismo a eliminar toxinas
  4. Intestino funciona melhor. É de grande ajuda para quem tem intestino preso e sofre todas as manhãs
  5. Adeus dor de estômago provocado pelas contrações das bebidas geladas
  6. Como melhora o intestino, automaticamente também a função metabólica. O que ajuda para quem quer emagrecer
  7. Adeus corpo gelado, especialmente nas mulheres, independente da estação
  8. Melhora a circulação sanguínea
  9. Ajuda a adormecer
  10. Pele do rosto fica mais bonita, livre de cravos e espinhas

Água quente flavorizada

Se você quiser, poder flavorizar sua água quente. Menos de uma pitada de sal integral lhe dará os minerais necessários, o gengibre ralado ajuda a aquecer o corpo, gotas de limão ajudam no pH do estômago, pitadinha de ervas como coentro e cominho, desidratadas, ajudam a combater gases intestinais.

Veja só, não é para fazer chá e sim, flavorizar.

De manhã, costumo colocar uma pitadinha de sal rosa do Himalaia e 15 gotas de cloreto de magnésio.

Enquanto vou  bebendo vou agradecendo pela vida recebida em mais uma manhã de alegria. Faço as declarações de como será o dia de trabalho e a agenda. Só depois tomo uma xícara de café.

Se convenceu sobre os benefícios da água quente?

Até estudar um pouquinho sobre MTC-Medicina Tradicional Chinesa, adorava tomar chá e café gelados no verão. E isso esfriava o corpo, causando desconforto parecido com preguiça ou indisposição. Depois que tomei conhecimento dessa sabedoria e introduzi no meu dia a dia não tomo mais nada gelado. Já tem uns 4 anos. O que ganhei com isso não tem preço: a recuperação da minha saúde!

A garrafinha com água quente é companheira das caminhadas (foto: Pixabay)

Ficaria muito feliz se pudéssemos ensinar isso para as crianças, desde a tenra idade. Assim, elas crescerão achando que é algo natural. E serão adultos mais saudáveis no futuro. É recomendada também para os idosos.

Depois de uma simples caminhada, tenho sempre uma garrafinha térmica com água quente. Se você já faz isso, parabéns! Se não faz, está em tempo de começar com este novo hábito. Vai fazer bem pra sua saúde e beleza  😉 

Espero que tenha sido útil pra você!

Se foi, compartilhe com seus amigos, por favor.

Gratidão e felicidade pra você 💖 

 😉  Até a próxima semana!

#tofelizdavida

Água quente: 10 efeitos surpreendentes
Classificado como:            

Comentários no Facebook

Pular para a barra de ferramentas