trabalhador

Você já se questionou se é feliz no seu trabalho?

Pesquisas apontam que quando mudamos a nossa mentalidade ou atitudes mentais, de forma positiva, o nosso ambiente, as pessoas em volta, enfim, tudo começa a mudar respondendo positivamente a isso. Não estou falando de uma simples autoajuda ou da lei da atração que a gente pensa e acontece. Estou falando de atitudes mentais diante do que temos agora e de como podemos transformar isso num combustível para aprender mais, para relacionamentos melhores, para ser grato e mais feliz no trabalho.

Isso já aconteceu comigo no passado. Quanto mais eu reclamava, quanto mais eu julgava negativamente o ambiente onde trabalhava (e detalhe: ganhava pra isso!), mais o ambiente ficava hostil. Claro! Eu me colocava numa vibração energética muito ruim.

Quando eu mudava as lentes desse olhar e, consequentemente, o meu comportamento e atitudes, tudo se clareava, inclusive os colegas. Isso acontecia mesmo quando eu trabalhava em alguma empresa onde fazia um trabalho que não necessariamente era o que gostaria de continuar fazendo no futuro. Um dos trabalhos que tenho boas lembranças foi o de caddy em um clube de golfe na província de Hyogo. Sabia que aquele não era o que queria ser como profissional, entretanto, o ambiente era maravilhoso, as colegas eram bacanas, os chefes idem, tinha conforto e alegria de trabalhar. Foi um dos que me marcou e onde aprendi muitas coisas importantes sobre a cultura e a tradição japonesas, que me impactaram positivamente no futuro.

O famoso Instituto Gallup realizou uma mega pesquisa com mais de 25 milhões de trabalhadores de 189 países no ano passado (2015) para conferir o nível de comprometimento e engajamento deles. E encontrou as seguintes respostas para que o colaborador possa ser o mais feliz possível dentro da empresa onde ele presta seus serviços. Confira se algumas respostas tem a ver com você ou, se algumas delas, podem te ajudar a mudar as lentes e ganhar um ambiente mais produtivo e feliz. Afinal, um trabalhador feliz é mais comprometido com seu trabalho, tem sentimento de gratidão, é colaborativo e tem bons relacionamentos dentro da organização.

  1. Sei exatamente o que a empresa espera obter com meu trabalho
  2. Tenho os recursos materiais essenciais para efetuar as tarefas que me são atribuídas
  3. Tenho oportunidade de fazer melhor o que faço todos os dias
  4. Na última semana o meu trabalho foi reconhecido
  5. O meu chefe, ou algum outro colega, se preocupa comigo
  6. Há sempre alguém na empresa que encoraja o meu desenvolvimento profissional
  7.  As minhas opiniões são levadas em conta
  8. O objetivo de trabalhar na minha empresa faz-me sentir que o meu trabalho é importante
  9. Quem trabalha comigo também está empenhado em fazer o melhor
  10. Tenho um grande amigo no trabalho
  11. Nos últimos 6 meses, alguém da empresa falou comigo sobre a qualidade do meu trabalho e a possibilidade de promoção
  12. No último ano, tive várias oportunidades para aprender mais e crescer profissionalmente

Fontes:

#tofelizdavida

12 atitudes mentais de quem é + feliz no trabalho
Classificado como:        

Comentários no Facebook

Pular para a barra de ferramentas